terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Treino de Força

Treino de Força no Ciclismo/BTT

 O Músculo

A principal função dos músculos é transformar a energia química em energia mecânica, resultando daqui a contracção muscular e o movimento. O músculo representa no organismo cerca de 40% do peso corporal e tem também como função a protecção das estruturas internas (vasos, nervos, órgãos, articulações, etc.).
Como curiosidade podemos dizer que existem cerca de 600 músculos diferentes.

Classificação dos músculos

Músculos «vermelhos»: Músculos com grande resistência à fadiga, com capacidade de contracção mais ou menos intensa, mas de forma duradoura. O metabolismo energético predominante é o aeróbio.
 Músculos «brancos»: São músculos facilmente fatigáveis, com capacidade de contracções rápidas e intensas destinadas a vencer grandes resistências, mas por pouco tempo. O regime energético é o anaeróbio.

 Execução do Trabalho de Força

«É sabido que os músculos fortes tornam os atletas mais capazes e mais saudáveis. Um músculo que não esteja adequadamente treinado fatigar-se-á mais rapidamente e perderá a sua capacidade de produzir a energia necessária à execução do movimento.»
Ribeiro, Basil (1992) in O Treino do Músculo

 Aquecimento

O período de aquecimento deverá ser sempre a fase inicial de qualquer actividade física, pois prepara o organismo para os elevados níveis de intensidade e impacto provocados pela actividade física.
Os benefícios que se obtêm com um bom aquecimento são basicamente: melhoria quantitativa e qualitativa do gesto desportivo, com claras melhorias na prestação desportiva e prevenção de lesões.

Adaptações Fisiológicas

Hipertrofia Muscular

Quando um músculo é sujeito a cargas de solicitação superiores às habituais, dá-se um aumento da capacidade de produção de força, bem como, do volume do próprio musculo, a este processo chamamos de hipertrofia muscular.

Força-Resistente

Este tipo de trabalho permite a definição muscular sem grande aumento do volume do músculo. O atleta ficará mais capaz de resistir à fadiga provocada pela tensão e vibrações, aquando da sua prática de BTT/Ciclismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário